terça-feira, outubro 28, 2014

Uso da albumina por atletas


A albumina é a proteína presente em maior quantidade no plasma sanguíneo, sendo até mesmo utilizada como referência para estado nutricional. A albumina da clara de ovo é muito utilizada como suplemento de proteína em forma de pó, cápsulas ou tabletes, pois pode trazer o benefício do aumento de massa muscular quando associada à atividade física.
Estudos comprovam que a interação da atividade física, suplementação com até 1,8g por Kg de peso de ovoalbumina após os treinamentos, promove aumento da chamada massa magra popularmente falando, ou massa muscular. Quando a suplementação de ovoalbumina ou qualquer suplemento protéico é associado à ingestão de carboidratos (com baixíssimo teor de gordura) a hipertrofia muscular (aumento da massa muscular) é favorecida, pois reduz a degradação protéica para ser utilizada como fonte de energia. É importante lembrar que esse consumo deve estar de acordo com as necessidades protéicas e energéticas de cada indivíduo.
A ovoalbumina é recomendada para intensificar a retenção de nitrogênio, mantendo um balanço nitrogenado positivo, aumentar a massa muscular, para evitar o catabolismo protéico durante o exercício intenso e/ou prolongado, promover ressíntese do glicogênio muscular (que é fonte de energia) após o exercício e retardo da fadiga muscular. Estudos apontam que os músculos absorvem a quantidade exata de nutrientes que necessitam para o crescimento, acima das necessidades do organismo, essa proteína é excretada.
Referências Bibliográficas:
1) R Maio, JB Dichi, RC Burini; Sensibilidade de indicadores da desnutrição protéico-energética em cirróticos com vários graus de disfunção hepatocelular; Arq. gastroenterol, 2004.
2) Assumpssão, Rosangela Aparecida Botinha, Mariotto, Thais Cesar, Carvalho, Francielle Rosson; Avaliação da Quantidade de Proteínas de Suplementos Dietéticos Protéicos; Tese - Trabalho de Conclusão de Curso, 2008.
Quando comecei a fazer musculação, a primeira coisa que comecei a tomar foi a albumina, e desde então sempre tive ela como aliada na hipertrofia.
Eu pratico musculação, caminhada e pedalo todos os dias
Se você quer suplementar também, consulte antes seu médico.
#corpoemconstrução 
xoxo

2 comentários:

  1. Adorei a dica, Tha! No caso, a albumina é indicada só para quem faz musculação ou quem faz só aerobicos tb deve tomar?

    Beijinhos

    www.burguesinhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha sim voce que pode suplementar com albumina pos treino, ele vai ajudar na recuperaçao depois dos exercícios intensos.

      Consulte sua nutricionista antes para ver suas necessidades

      beijos gata!

      Excluir

Duvidas? Envie para makewinx@gmail.com